Com o mercado da estética cada vez mais exigente é fundamental que você, profissional que atua no cuidado estético, tenha pleno domínio das técnicas e recursos que estão ao seu dispor. E um dos recursos mais promissores hoje para a potencialização dos resultados de qualquer tratamento estético é ela, a PRESCRIÇÃO ESTÉTICA.
<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo">Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com</a>
Então, se você ainda não começou a utilizar este recuso em seus tratamentos, ou se você já usa, mas quer otimizar os resultados, continue lendo este artigo. Nos próximos parágrafos eu lhe explico o que de fato é a prescrição estética para realiza-la de forma segura e eficiente.
O que é a prescrição estética
A prescrição estética é simplesmente a prescrição de recursos farmacológicos e não farmacológicos com vistas para o cuidado estético. Sendo assim, podemos notar que sempre que avaliamos as necessidades de cuidado estético de um paciente e então definimos uma conduta estética para o mesmo, estamos de certa forma realizando um ato prescritivo.
Neste sentido, engana-se que pensa que a prescrição é somente a redação de uma receita com terapias farmacológicas. Isto é na verdade apenas a documentação do cuidado ao paciente. Portanto, é possível definir a prescrição estética como sendo o ato pelo qual o profissional da estética seleciona e documenta as terapias estéticas, sejam elas farmacológicas ou não, visando à promoção, à recuperação e à proteção da saúde estética.
Em outras palavras, a prescrição estética envolve a definição do cuidado estético, com base na avaliação da condição estética por meio de anamnese e exame físico, onde se seleciona e documenta os cuidados estéticos farmacológicos e não farmacológicos.
Dentre os cuidados não farmacológicos temos todas as técnicas e equipamentos de natureza estética que empregam recursos manuais e produtos para saúde, como os equipamentos estéticos.
Já para as terapias farmacologicamente ativas podemos empregar medicamentos de diversas naturezas, incluindo os fitoterápicos. Mas não ficamos restritos apenas aos medicamentos. Contamos também com os dermo e nutricosméticos, que são na verdade cosméticos e suplementos alimentares com ação no cuidado das disfunções estéticas. Pretendo publicar um artigo só explicando esse assunto em breve. Então continue acompanhando o blog não perder nenhum conteúdo.
Acredito que agora já esteja mais claro para você o que é a prescrição estética. Sou daquelas que defende a linha de pensamento de que de fato a definição de conduta clínica, melhor dizendo, de conduta de cuidado estético, é sim um ato prescritivo. Desta forma podemos entender que a prescrição envolve a definição do que comumente chamamos de protocolo, ou seja, dos cuidados estéticos a serem realizados dentro da clínica ou consultório estético. Envolve também a definição do cuidado em casa, popularmente conhecido na estética como home care. E a prescrição também diz respeito ao encaminhamento a outro profissional seja ele qual for.
Mas na prática, o termo prescrição estética é mais comumente atribuído ao ato de prescrever terapias farmacológicas, como medicamentos, dermocosméticos e nutricosméticos, com finalidade estética. Então este será o assunto central aqui do blog, ok!
Prescrição estética de dermo e nutricosméticos
A prescrição de dermocosméticos e nutricosméticos é de fato a onda do momento, dentro do conceito de estética In & Out. Realmente esta é uma ferramenta poderosa para potencializar os resultados dos tratamentos estéticos realizados nas clínicas e consultórios de estética.
A prescrição estética de dermo e nutricosméticos é tão eficiente (quando bem conduzida), que para alguns casos pode inclusive ser empregada como conduta única, sem a necessidade da realização de outros procedimentos estéticos em consultório.
E para conduzir uma boa prescrição estética é fundamental o conhecimento da fisiopatologia das disfunções estéticas a serem tratadas e o entendimento da farmacologia dos insumos farmacêuticos selecionados. Sempre levando em consideração a individualidade de cada paciente, com seus aspectos objetivos e subjetivos.
Então, se você quer conhecer e/ou aprimorar seus conhecimentos para a prescrição estética de dermocosméticos e nutricosméticos, continue acompanhando o blog e siga também as redes sociais @prescricaoestetica no instagram e facebook. Lá você encontrara outros conteúdos exclusivos.
E aí beauty expert, gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo com seus colegas. E deixe seus comentários abaixo sobre como você tem feito a prescrição estética.
Por profa. Agni Salobreña
Comments